Como vai funcionar bonde elétrico na Região Metropolitana de Curitiba?
MDPR mostra os detalhes do primeiro bonde urbano elétrico do Paraná Passageiros que dependem de transporte coletivo para fazer o trajeto entre Pinhais e Piraq...

MDPR mostra os detalhes do primeiro bonde urbano elétrico do Paraná Passageiros que dependem de transporte coletivo para fazer o trajeto entre Pinhais e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, logo poderão contar com mais um modal: o Bonde Urbano Digital (BUD). ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PR no WhatsApp O Paraná é o primeiro estado da América do Sul a testar a tecnologia. Confira, abaixo, perguntas e respostas sobre o transporte: Qual será a rota do bonde? Quando ele ficará disponível para a população? Quantos passageiros cada bonde transporta? Qual será o valor da passagem? Muda algo no transporte tradicional? O Bonde Urbano Digital precisa de motorista? Qual velocidade o bonde consegue atingir? Como funciona a tecnologia que move o bonde? Qual tipo de combustível o bonde usa? A tecnologia é usada em outros locais? Qual será a rota do bonde? Bonde Urbano Digital (BUD) fará rota entre Pinhais e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba Roberto Dziura Jr/AEN A rota percorrida pelo veículo sairá do Terminal de Pinhais, passando pela Avenida Ayrton Senna da Silva e a Rodovia Dep. João Leopoldo Jacomel até chegar ao Terminal São Roque, em Piraquara, de maneira direta, em uma extensão de cerca de 10 quilômetros. Quando ele ficará disponível para a população? Segundo Gilson Santos, diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), a expectativa é que o bonde esteja em funcionamento em cerca de 45 dias. Conforme Santos, equipes estão fazendo a montagem do sistema, que passará por testes. Em seguida, ele deverá entrar em operação. Quantos passageiros cada bonde transporta? Segundo o Governo do Paraná, o Bonde Urbano Digital tem capacidade para até 280 passageiros. Há a possibilidade de ampliação para transporte de 360 passageiros. Atualmente, o maior ônibus em circulação no transporte coletivo da Região Metropolitana de Curitiba tem capacidade para 250 pessoas. Atualmente os ônibus que fazem a linha entre Pinhais e Piraquara transportam 10 mil passageiros por dia. Bonde Urbano Digital tem capacidade para até 280 passageiros Roberto Dziura Jr/AEN Qual será o valor da passagem? O valor da passagem para o Bonde Urbano Digital será de R$ 5,50, o mesmo cobrado pelo transporte tradicional. Muda algo no transporte tradicional? Segundo o governo, não. O sistema de transporte tradicional continua operando normalmente durante os testes do BUD. O Bonde Urbano Digital precisa de motorista? Não, ele tem orientação autônoma. Apesar disso, conforme Gilson Santos, todos os testes serão realizados com motoristas. "Ele é autônomo, mas ele sempre funciona com um guia. Sempre tem um piloto auxiliar junto, para quando, eventualmente, seja necessário fazer essa condução fora do trilho digital", detalha Santos. A Amep estuda, junto com órgãos de regulamentação de trânsito, a possibilidade da atuação do veículo sem um condutor. Qual velocidade o bonde consegue atingir? A velocidade de deslocamento de um Bonde Urbano Digital pode chegar a até 70 km/h. Como funciona a tecnologia que move o bonde? O Bonde Urbano Digital tem um modelo parecido com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) – usado no Rio de Janeiro e na Baixada Santista. Porém, ao invés de trilhos, o BUD é guiado no asfalto, por meio de indução magnética: uma espécie de "trilho virtual". Conforme Gilson Santos, os magnetos são instalados no asfalto, a cada um metro. LEIA TAMBÉM: Confusão mental e condições precárias: Mulher que ficou 10 anos em cárcere privado acreditava que seria morta se deixasse a casa, diz delegada Polícia: Família pede exumação do corpo de bebê que morreu após ter atendimento negado em posto de saúde Tempo: Paraná recebe previsão de chuvas e tempestades Qual tipo de combustível o bonde usa? O Bonde Urbano Digital é 100% elétrico. Ele possui baterias de íons de lítio de 600 kWh e pode ser carregado por meio de um dispositivo similar ao instalado no teto de trens e bondes elétricos para coletar energia elétrica da rede aérea. Segundo o Governo do Paraná, 30 segundos é o suficiente para garantir a autonomia de três a cinco quilômetros. Com carga completa, que leva 12 minutos, o veículo possui autonomia de até 40 quilômetros de operação contínua, conforme o governo. A tecnologia também está preparada para, futuramente, operar com hidrogênio. A tecnologia é usada em outros locais? Sim. O sistema está instalado em cidades da China e está em processo de instalação na Austrália A aplicação no Paraná segue como referência o projeto realizado em Campeche, no México. Lá, a linha guiada tem cerca de 15 quilômetros, sendo cinco deles de condução automática segregada, com 13 estações. São cinco veículos com três vagões cada, que conectam a estação de trem Maya, o aeroporto da cidade, áreas residencial e histórica e a praia. Conforme o Governo do Paraná, o tempo de implantação completa do sistema mexicano foi de 14 meses. VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná Leia mais notícias no g1 Paraná.